quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Referendo

Acham que vale a pena andar a queimar neurónios para aprender uma língua falada por apenas 6 milhões de pessoas?
Apelo desesperadamente ao vosso voto.

PS: Espero agora que venha o Nuno Melo (CDS/PP) dizer que esta não é a pergunta correcta...

11 comentários:

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

Aprende. É sempre mais uma. E eu estou a pensar no galês, que é falado por menos pessoas...

GoEThe disse...

Não aprendas. As aulas tomam-te muito tempo e não tens motivação para aprender. Podes sempre aprender de ouvido.

GoEThe disse...

Mas estás a falar do Benfiquês? Essa não vale mesmo a pena.

Repórter M disse...

Tiraste-me as palavras da boca, goethe... os 6 milhões estavam mesmo a pedi-las.
Agora a sério: será que vale a pena aprenderes a língua do país onde vais viver e trabalhar nos próximos 3 anos? Hum, que pergunta difícil... Claro que vale a pena, não te pesa nada saberes, pode-te ser util se não for mais nada para as compras do supermercado, para o café, restaurante, etc. E faz parte da tua integração no país, ajuda a conhecer novas pessoas, a passar o tempo. Devias era encarar isso como um passatempo como faziamos no alemão. E depois quando vieres a Portugal podes sempre impressionar as pessoas com umas frases em dinamarquês, e podes por exemplo insultar 99,9% da população mundial em voz alta sem que ninguém perceba o que estás a dizer - é só vantagens.
Ah, e a pergunta devia ser se concordamos com a despenalização da não aprendizagem!

Repórter M disse...

Gonçalinho, não te conheço de lado nenhum, mas... aprender galês??? Isso é coisa que não se deseja ao pior dos inimigos!

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

Não posso aprender de ouvido, se estes gajos não falam fora de casa! Vou aprendendo a palavra escrita nos nomes da terra e nos panfletos.

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

No lugar da Paula, eu aprendia. Ao menos entendia as conversas laterais! ;)

Pcfc disse...

Sabes que é isso que eu mais quero. Eu partilho o gabinete c 2 dinamarqueses q sp q eu n entro na conversa começam a falar na sua língua nativa. Eu fico lixada pq n percebo nd do q estão para lá a dizer...

Margarida disse...

eu acabei de passar um fds c 13 holandeses e venho c vontade de voltar a tentar... acho (tenho a certeza) q se perde bastante da cultura, mas são opções... na minha sala são 3 holandeses, e às vezes dizem o meu nome bla bla e é mm assim, se n precisam de nada de nós (mm q falem acerca de nós) ignoram-nos...
Mas tb acho q a tua felicidd n depende disso...

Anónimo disse...

Claro que vale a pena!Pior é aprender português.Ter que falar com um bando de brasileiros analfabetos, portugueses, africanos,etc.Lá os caras pelo ao tem cultura.Aliás no Brasil não se fala português; fala-se Brasileiro.

GoEThe disse...

Caro Ivan,
No Brasil fala-se tanto Brasileiro como nos Estados Unidos se fala Americano. Quanto a cultura, é realmente pena que ache a cultura portuguesa e mesmo a brasileira não sejam comparáveis à dinamarquesa.