sábado, 14 de outubro de 2006

A festa do chefe

Estou possessa. Acabo de chegar a casa do Eske (o chefe), depois de andar perdida durante algum tempo em Nørrebro, o bairro muçulmano de Copenhaga, e ouço " Desculpa, mas tens que tirar os sapatos por causa do chão". Passei-me, só me apeticia virar as costas e ir embora. Acabei por ficar, obviamente, mais por respeito pelo Eske do que por outra coisa, e lá fui eu por os meus sapatinhos em cima da folha de jornal que estava no chão à porta de casa. Mas achei esta atitude da Ulrikke (a dona do chefe) muito rude. É verdade que eles aqui tem a mania de, chegar a casa de quem quer que seja e, tirar os sapatinhos, mas obrigar os convidados de uma festa para a qual tinham que ir informalmente engalanados e não casualmente vestidos a tirar os sapatos antes de entrar é o cúmulo.
Tou farta das manias deste povo...

5 comentários:

GoEThe disse...

É muito mau! Nunca percebi esta mania... Mesmo quando são eles a ir a casa de outras pessoas, tiram os sapatos. São manias!

Repórter M disse...

Não fiques assim... Se é no bairro muçulmano já devias estar preparada! E dão-te uns chinelinhos para calcar enquanto estás lá? (Tinha uma tia que fazia isso, e ficava sempre podre quando ia a casa dela por ter que calçar uns chinelos que já tinham passado por 500 pés)

Pcfc disse...

É horrível. Não te dão chinelos nenhuns ficas mm descalça, mas eu acho q se dessem eu tb n ia querer calçar. Continua a achar que é de uma falta de educação tremenda. Mas aprendi que nunca ma
is lá ponho os pés, literalmente.

Margarida disse...

Há várias teorias: para não estragar o chão, não fazer barulho aos vizinhos, ou deixar a sujidade lá fora... haverá mais ou é apenas um simples hábito.
Aqui nunca me obrigaram dessa maneira mas já tirei umas quantas vezes, porque toda a gente tava a tirar, tb n gosto muito... Mas se para eles é normal...
Se calhar foi o modo como falou e sendo para ela tão óbvio... alem de que é dinamarquesa e tb tem q falar noutra lingua que n a dela.
Enfim... sempre é uma maneira de exibir aquelas meias mto fixes, que lá em pt ninguem vê ;-)

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

Também acho que é má educação. És convidada, ponto. Se mo pedissem, sem o tom autoritário, tirava com gosto, que até gosto de andar descalço.