terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Evolução vs. Criação?

Os defensores da teoria do design inteligente (parece o nome de uma companhia de publicidade ou uma gráfica) atacam outra vez. Um museu em que uma visão literal da Bíblia é esticada até ao extremo de pôr dinossauros a co-existir com humanos para tentar explicar os danados ossos que aparecem por todo o lado.
Não percebo esta visao estática do mundo quando vemos mudança todos os dias. Quando muitos há muito tempo já conciliaram as suas crenças com a evidência da evolução.
A evolução não é uma teoria, é um facto corroborado por inúmeras evidências. Pode-se questionar o mecanismo de selecção natural proposto por Darwin em 1858, e muitos o fizeram e ainda fazem. Inúmeras teorias alternativas sobre os mecanismos responsáveis pela evolução surgiram desde 'A origem das Espécies'. E essas teorias e contributos vieram melhorar a nossa compreensão do Mundo à nossa volta. E é assim que a Ciência é feita. Somos verdadeiramente anões que conseguem ver mais longe por estarmos sentados nos ombros de gigantes. Cada contribuição está aberta a discussão. Não há vacas sagradas.

6 comentários:

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

Não sei se te lembras, mas eu descaio para o lado do mecanismo neutro... ;)
Mas enganas-te: hoje em dia as vacas sagradas são muitas, e não só nas explicações para os ossos que insistem em brotar do chão.

GoEThe disse...

Lembro-me, sim. Infelizmente, a teoria Neutral não consegue explicar tanta diversidade em tão 'pouco' tempo. A falta de um único 'relógio' molecular prova-o.
Quanto às vacas sagradas, a curto prazo acho que tens razão. É preciso um gigante para deitar as vacas sagradas ao chão. Os anões só trepam aos ombros do que já está aceite.

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

A teoria neutralista não recusa a pressão evolutiva, apenas lhe retira o papel principal. Pelo menos é disso que me lembro...

Margarida disse...

só por curiosidade, que outra teoria explicaria a tal diversidade em tão pouco tempo?
Pelo que li da teoria neutral ía de acordo às minhas ideias, mas não estou muito por dentro de todas estas teorias e diferenças entre elas...

GoEThe disse...

A teoria dos equilíbrios pontuados, por exemplo, em que há períodos em que a teoria neutral se aplica, seguida de outros períodos relativamente curtos em que a pressão "selectiva", é para a diversificação e especiação.

Aves Raras disse...

... e então pus o pé no blog do Goethe, cujo bookmark andava a marinar no meu desktop, após uma qualquer troca de comentários no Strix Aluco, e com quem é que eu me deparo?
Com a Patrícia!
Bolas, como o mundo é pequeno...
Agora vou tratar de desenterrar algures o email da piquena, que o blog não permite comentários, e quero enviar-lhe um "Alô"...