sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

Sobre Você e sobre Tu! Sim, Tu! Ou sobre nada,...que vai dar ao mesmo!

No outro dia recebi um mail de alguém que eu não conhecia, pedindo-me para lhe dizer se eu já tinha arranjado quarto em Leiden e se não lhe podia indicar outros quartos que tivesse visto e que lhe poderiam interessar. Até aqui tudo bem, mas o que faltava dizer era de onde me conhecia o rapaz e como tinha ele arranjado o meu e-mail! É que pelo que ele me escreveu, não dava para perceber. Tratava-me por tu, como os amigos se tratam uns aos outros, mas não conheço ninguém com o nome dele. E não dizia onde tinha visto o meu e-mail. Eu supus que ele tivesse visto um anúncio meu na internet a pedir quarto, já há alguns meses. Mas estranhei o tratamento por tu!
Respondi-lhe a dizer onde tinha encontrado quarto, pedindo desculpa se era suposto conhecê-lo, mas que não estava a ver de onde, tratando sempre por você. Não para me distanciar, mas porque é assim que trato as pessoas de quem não sou amigo.
Na resposta dele seguinte, já me tratou por você, e espero que sem se ter ofendido por eu o não ter tratado por tu, e confirmou que tinha visto o meu e-mail no tal anúncio.

Isto tudo só para dizer que se ele tivesse explicado tudo direito à primeira, não teria causado confusão, e que as regras de etiqueta, por mais ridículas que às vezes pareçam para algumas pessoas, existem para evitar este tipo de confusão, poupando algum tempo a todos. Incluindo a quem estiver a ler este post.

6 comentários:

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

Tens toda a razão. Que mais queres que te diga...? Tu sabes quem escrevei isto...!

GoEThe disse...

Até é um bocado assustador, se pensares no teu e-mail da mesma maneira que pensas no correio de casa ou no teu telefone.

GoEThe disse...

Exactamente! Os amigos tratam-se por tu! Não preciso de dizer mais nada.

GoEThe disse...

Eu SOU frio e cruel! E então?
Eu não trato os meus pais por tu, no entanto, mais familiar do que isso não há. E não tenho frio em casa!
Quanto a hospitalidade, não fechei a porta a ninguém.
Uggh para ti também! Isso é olá em Lemuriano, n é?

Pcfc disse...

Nunca pensei que este post fosse dar tanto que falar... Bem se vê que não teem uma tese para acabar...
Mas já que tou aqui também vou mandar um bitaite. Eu acho que teria a mesma reacção só não tratava o rapazito por você. Mas percebo perfeitamente porque é que o Gonçalo fez isso, afinal não conhece o Tomé de lado nenhum.

Margarida disse...

eu odeio "armados ao intimo", mas nao sei se tinha coragem...