segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Pablo Neruda


Algún día en cualquier parte, en cualquier lugar indefectiblemente te encontrarás a ti mismo, y ésa, sólo ésa, puede ser la más feliz o la más amarga de tus horas.

Pablo Neruda (12 July 1904 – 23 September 1973)

Um dia depois da morte de um dos mais sanguinários ditadores da história, faz sentido relembrar o poeta e diplomata chileno, apoiante de Salvador Allende e Prémio Nobel da Literatura em 1971, cujo funeral foi um dos primeiros actos de protesto do povo chileno contra mais uma ditadura militar na América do Sul...
Foi há 23anos...

quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

O futuro

Vi há alguns anos na televisão a dizer que já estavam a desenvolver isto, mas nunca pensei que estivesse cá fora em tão pouco tempo. Parece ficção científica, mas já é possível ler livros electrónicos em leitores tão finos e quase tão flexíveis como papel. Consegue-se ler mesmo se o sol estiver a bater directamente. E sem reflectir luz não cansa tanto os olhos. Será o fim dos calhamaços?
Já sei o que pedir ao pai Natal. Mas a quase 400€ um brinquedo destes, vou continuar para já a comprar os de papel.

terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Evolução vs. Criação?

Os defensores da teoria do design inteligente (parece o nome de uma companhia de publicidade ou uma gráfica) atacam outra vez. Um museu em que uma visão literal da Bíblia é esticada até ao extremo de pôr dinossauros a co-existir com humanos para tentar explicar os danados ossos que aparecem por todo o lado.
Não percebo esta visao estática do mundo quando vemos mudança todos os dias. Quando muitos há muito tempo já conciliaram as suas crenças com a evidência da evolução.
A evolução não é uma teoria, é um facto corroborado por inúmeras evidências. Pode-se questionar o mecanismo de selecção natural proposto por Darwin em 1858, e muitos o fizeram e ainda fazem. Inúmeras teorias alternativas sobre os mecanismos responsáveis pela evolução surgiram desde 'A origem das Espécies'. E essas teorias e contributos vieram melhorar a nossa compreensão do Mundo à nossa volta. E é assim que a Ciência é feita. Somos verdadeiramente anões que conseguem ver mais longe por estarmos sentados nos ombros de gigantes. Cada contribuição está aberta a discussão. Não há vacas sagradas.

O custo da vida

Um estudo recente por uma companhia independente mostra uma coisa que nós já tinhamos notado há algum tempo. Copenhaga continua a ser uma das cidades mais caras para se viver no mundo. Basta sair para tomar um copo ou comer um bolo e sente-se logo o peso da Escandinávia no bolso. Mas o mais surpreendente para mim foi ver Luanda em 2º lugar, à frente de Oslo, que é a única cidade europeia no top 5. Ainda mais surpreendente se repararmos, pelo menos parece-me, que a comparação é directa sem correcção para o rendimento das pessoas

quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Aulinhas

A semana passada fui às 'aulas'. Mas desta vez não aprendi nada. A Patrícia pediu-me para fazer uma apresentação do meu trabalho aos seus 'meninos', como ela chama. Foi a primeira 'aula' que dei, e estava com algum medo que eles não aprendessem nada. Basta lembrar-me das minhas primeiras apresentações que não correram muito bem. Desde aí acho que melhorei muitas coisas. Já não viro as costas ao público, falo mais alto (pelo menos, menos baixo), não me engasgo tanto (obrigado Paula, por ouvires 50 vezes a mesma apresentação na noite anterior!) e não passo slides a correr... Fiquei contente por eles fazerem perguntas que tivessem mesmo a ver com a apresentação, o que nem sempre acontece nos congresso a que fui.
Mas já me sinto mais à vontade a falar em público. Longe vai o tempo em que me recusei a entrar num teatrinho do colégio por vergonha. E estava bem giro, no meu fatinho de abelha.

terça-feira, 14 de novembro de 2006

Usar a ciência para o mal...! Pronto, para ganhar meio milhão de dólares.

Este artigo fala de um neurocientista que usou os seus conhecimentos do funcionamento do cérebro para aumentar as suas hipóteses de ganhar na versão americana do Quem Quer ser Milionário.

Através deste blog!

segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Nível 2!

Depois de considerar desistir da aulas de dinamarquês, eis que acabo o primeiro módulo, sem grandes problemas. Estava muito nervosa por ser um teste falado, mas correu muito bem. Pelos vistos, a minha pronúncia é muito boa, e tenho potencial para falar muito bem dinamarquês. Pelo menos foi o que a professora disse. E se a professora diz...

Extra-terrestres

Ontem deu um programa na televisão holandesa sobre a famosa "autópsia" de um extra-terrestre que percorreu mundo há uns anos atrás. Achei engraçado entrevistarem médicos e especialistas de efeitos especiais que não conseguiram negar que aquilo era possível. Mas, pelos vistos este ano, os produtores de televisão que apresentaram as filmagens "originais" confessaram que no mínimo 95% das imagens eram fabricadas. Resta saber que 5% eram verdadeiras... Provavelmente os créditos!
Pelos vistos, o filme foi encomendado pelos tais produtores, e o boneco que parecia tão real para os especialistas (quer em autópsias quer em efeitos especiais) foi feito por um escultor surrealista. Deviam ter entrevistado um biólogo evolutivo! Dizia-lhe logo que tal bicho era demasiado parecido com um mamífero hominídeo e que a probabilidade de dois eventos evolutivos completamente diferentes produzirem criaturas tão parecidas é assim muito pequenina.
Basta imaginar que uma borboleta ou uma amiba são bem mais próximas evolutivamente do homem do que qualquer criatura que possa existir fora da Terra.

Descubra as diferenças II


Uma das fotos é uma personagem de banda desenhada que se transforma num monstro verde quando está irritado, a outra é a minha mesa pintada de fresco. Não há prémios para quem adivinhar qual é qual!

domingo, 12 de novembro de 2006

Home improvement

As janelas tem frinchas, o tecto deixa entrar água, o chão não é completamente direito e há um cantinho na cozinha em que o chão abateu e deixa passar um ventinho. Para remediar, nada como um pouquinho de silicone para tapar as frinchas. A água que entra no tecto não é muita e enquanto não chatear muito vai ficar assim.
Além disso, passei o fim de semana a pintar. Desta vez foram a mesa e as cadeiras. E agora, o que fazer a seguir?

terça-feira, 7 de novembro de 2006

A trepar pelas paredes!

A semana passada fui escalar paredes pela segunda vez. A experiência correu bem e desta vez subi mais. É preciso ter alguma confiança na pessoa que te está a segurar lá em baixo, e principalmente estar atento quando és tu a segurar. Uma queda de 16 metros não deve ser muito agradável, principalmente os últimos centímetros.

O exercício em si é suficientemente fácil quando ainda estás fresco e estamos nas partes mais curtas e fáceis. Depois a porca torce o rabo quando temos de esticar a perna para um lado e apoiar a mão no lado completamente oposto. Se paramos a meio para pensar: 'Como é que eu vou sair daqui?' começamos a ficar cansados. Passada uma hora, as subidas começaram a ficar a meio.
É pena ser artificial e não ser ao ar-livre, mas não sei se teria coragem de fazer a coisa a sério a 200 m de altura. Além de não haver montanhas por estas bandas! Mas ao menos não é uma sala pequena cheia de máquinas.

sábado, 4 de novembro de 2006

Olhem-me para este boi!



Depois de pintar as paredes de Copenhaga, faltava começar a decorá-las, demasiado vazias. Este é a primeira tentativa. Notem a certeza das pinceladas, o uso das cores e a imaginação do artista que usa um bicho aleatório para criar um ambiente fantástico.

quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Referendo

Acham que vale a pena andar a queimar neurónios para aprender uma língua falada por apenas 6 milhões de pessoas?
Apelo desesperadamente ao vosso voto.

PS: Espero agora que venha o Nuno Melo (CDS/PP) dizer que esta não é a pergunta correcta...

segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Publicidade?

Quem tem um blog no blogger se calhar já reparou que podem decidir por anúncios do google no próprio site. Por cada vez que alguém clicka num dos anúncios, ganha-se dinheiro (quanto não sei, porque o google é espertinho, e não diz quanto é). Nos últimos dias tenho andado a pensar seriamente na hipótese de ligar esta opção. Não dá trabalho, os anúncios não são muito invasivos e supostamente estão de alguma maneira ligados ao que vamos escrever. Por outro lado, não começamos a escrever este blog por dinheiro, obviamente. E ninguém gosta de ver uma página cheia de anúncios e duas linhas de coisas interessantes escondidas no fundo da página. Também não quero estar a pensar antes de escrever quais as palavras que terão mais saída e que gerarão mais clicks. Se der algum dinheiro, pode começar a pagar pelo menos uma parte das viagens do Eixo (sim, este Eixo tem um movimento de rotação). Mas não quero ter ilusões!
Gostaria de ouvir algumas opiniões e no fim desta semana devemos tomar uma decisão.

quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Det Rigtig Navn!!!


A propósito desta mudança de estaçao que se aproxima resolvi fazer umas mudanças no nosso blog. A última foi a mudança do título. Já estava na altura de chamar as coisas pelo nome.

terça-feira, 17 de outubro de 2006

Finalmente!!!!!!!



Há já muito tempo que queria escrever isto mas (in)felizmente só hoje é que se concretizou. Finalmente o grande FCPorto ganhou um jogo na Liga dos Campeões, melhor, até goleou!!!!!! Espero que esta seja a primeira de muitas vitórias que nos levem pelo menos à segunda fase.
Eu continuo por cá a sofrer...

PS - Estas fotos são só pa lembrar ao glorioso (vulgo slb) quem é o maior.
Mas o futebol é isto/ no futebol estas coisas acontecem/ mas claro temos que acreditar...Fernando Santinho.

Regresso de Amesterdão

Acabei de chegar a casa vindo do curso em Amesterdão. Li coisas sobre briófitas do Amazonas; economia; stress pré-natal em ratos; e psicologia infantil. No fim, cada um escolheu os dois melhores e ficamos por aí antes do almoço. À tarde, dividiram-nos em três grupos. Tínhamos de convencer os outros que o artigo que escolhemos era o melhor. Dois dos três grupos escolheram o meu artigo.
Acabou tudo com a distribuição dos prémios do melhor artigo geral e o premio para o artigo que melhorou mais desde o principio do curso até ao final. O prémio consistia em três garrafas de vinho francês de qualidade. Infelizmente, a votação de grupo não dava direito a prémio, por isso vim de mãos a abanar para casa.

segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Regresso a Amesterdão

Mais uma vez vou a Amesterdão! Depois de duas semanas a preparar o artigo, volto ao local do crime, para avaliar os outros e ser avaliado. Vou passar o dia todo a ler artigos sobre espiritualidade, micro-reactores, sistemas de monitorização de idosos e outras coisas sobre as quais nada sei.
Uma coisa é certa, depois deste curso, a minha confiança na minha escrita aumentou, o meu estilo de escrita melhorou e estamos a pensar publicar numa revista bem melhor. Pode ser q tenha uma desilusão mais tarde, mas para já deixem-me estar contente.

sábado, 14 de outubro de 2006

A festa do chefe

Estou possessa. Acabo de chegar a casa do Eske (o chefe), depois de andar perdida durante algum tempo em Nørrebro, o bairro muçulmano de Copenhaga, e ouço " Desculpa, mas tens que tirar os sapatos por causa do chão". Passei-me, só me apeticia virar as costas e ir embora. Acabei por ficar, obviamente, mais por respeito pelo Eske do que por outra coisa, e lá fui eu por os meus sapatinhos em cima da folha de jornal que estava no chão à porta de casa. Mas achei esta atitude da Ulrikke (a dona do chefe) muito rude. É verdade que eles aqui tem a mania de, chegar a casa de quem quer que seja e, tirar os sapatinhos, mas obrigar os convidados de uma festa para a qual tinham que ir informalmente engalanados e não casualmente vestidos a tirar os sapatos antes de entrar é o cúmulo.
Tou farta das manias deste povo...

Finalmente, está como queríamos!

Depois de algum suor e lágrimas, conseguimos evitar o sangue e pusemos o Eixo no sítio. Não sei porquê, mas mudar uma caixa de sítio demorou-nos 2 dias. O Blogger devia mesmo fazer isto dos modelos mais 'user-friendly'. Felizmente, a pcfc conseguiu pôr tudo direito e arranjou o que eu tinha estragado.

sexta-feira, 13 de outubro de 2006

Em construção

Pedimos desculpa pelo incómodo, mas estamos em processo de remodelação do blog.

quarta-feira, 11 de outubro de 2006

O melhor video dos ultimos tempos


Como é possível não rir?

segunda-feira, 9 de outubro de 2006

Sinchronized queuing


Não gosto de filas! Não tenho paciência para esperar. Nunca percebi a pressa de algumas pessoas de irem para filas. Principalmente quando, depois de passares esta fila, tens mais 50 logo a seguir.
Nunca se vê tantas filas em série como quando se vai viajar de avião.
1ª fila (tirando as filas pré-aeroporto) - Check-in. Principalmente nas companhias que tem fila única para 50 vôos diferentes.
2ª - Controlo de segurança. As filas são cada vez maiores. Será assim tão dificil tirar as coisas todas dos bolsos e assim evitar ser revistado exaustivamente por um simpático segurança? Também podiam standardizar os detectores de metais. Gosto muito de jogar ao jogo Adivinha se este relógio apita ou não, mas já chega.
3ª - Porta de embarque. Algumas companhias até já inventaram o pré-embarque, que consiste apenas em passar de um lado da barreira para o outro lado da barreira e ficar à espera meia-hora para o verdadeiro embarque.
4ª - Já a entrar no avião. Acumulam-se pessoas no estreito corredor entre as cadeiras enquanto alguém tenta a todo o custo enfiar a sua malinha XL naqueles pequeninos compartimentos.
5ª - Quando o avião aterra. Nunca vi tanta gente levantar-se tão depressa ao mesmo tempo ao ouvir o apito que indica q podem tirar o cinto de segurança. Claro que o resultado é ficarem em pé em fila, nas posições mais desconfortáveis possível. E não saem mais depressa do avião por causa disso.

Que desespero!

segunda-feira, 2 de outubro de 2006

A pedido de várias famílias...

Aqui vão mais algumas fotos da cidade eterna....





sábado, 30 de setembro de 2006

As verdadeiras fotos proibidas

Estas fotos foram tiradas à socapa na Capela Sistina, sem flash, nem um ponto de apoio. Estava sempre um senhor a dizer: 'Nó fótó! Nó vídéó! Síléncíó!' Por isso a qualidade não é das melhores.







Aviso: Este post pode causar enjôo ao mais sensíveis, não só devido à qualidade das fotos, mas também pela natureza divina da obra representada!

sexta-feira, 29 de setembro de 2006

quarta-feira, 27 de setembro de 2006

O mundo perfeito

Num mundo perfeito fazemos sempre o que queremos e continua a haver pão fresco todas as manhãs. Tem de ser um mundo solitário. Recursos ilimitados estão fora de questão no mundo limitado de uma esfera. Como seria possível 3 biliões de pessoas não interferirem na vida dos outros?

terça-feira, 26 de setembro de 2006

O jantar está pronto!


Depois de algumas semanas, finalmente a casa está equipada com tudo o que preciso (acho!). Depois de na primeira semana tratar da loiça e dos talheres e de uma ida ao Ikea à duas semanas para tratar dos móveis, este fim de semana foi a vez dos electrodomésticos. Micro-ondas com forno, torradeira e máquina de lavar roupa. Assim, está tudo pronto para jantaradas, torradas e lavandariagens de toda a ordem. Por isso, passem por cá. E fazemos umas torradas, ou assim!

sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Os segredos do Vaticano

Para satisfazer a curiosidade de alguns, aqui vão algumas fotos do mais pequeno estado do mundo.






Para satisfazer a curiosidade de alguns, aqui vão algumas fotos do mais pequeno estado do mundo.

Write it Right

Esta semana, fiz um curso em Amsterdão em escrita científica. Foram três dias de palestras sobre como melhorar a nossa maneira de escrever ciência. O curso todo está orientado para os artigos terem mais impacto.

'Publiquem em revistas mais gerais, tem mais impacto.'

'Façam muitos gráficos que chamam mais a atenção!'

Fizeram-me repensar todas as muletas que usamos para fazer com que a nossa esrita pareça mais séria e "científica".

'A voz passiva devia ser enterrada e fazer parte da história!'

Tudo fez muito sentido!

Agora, tenho três semanas para aumentar o artigo de duas páginas que submeti para ser aceite no curso, para um artigo de seis páginas.

quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Roma

Eu sei que vão um bocado atrasadas, mas cá estão umas fotos das nossas férias em Roma. Altamente recomendada! Sem dúvida. Principalmente para quem gosta de andar a pé por uma cidade. Arquitectura fantástica em cada canto, tropeçávamos em ruínas por todo o lado. Benditas fontes que nos matavam a sede! Monumenti!!!! Belissima!!!






quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Salva pelo táxi do turco, ufa!!!!

Não é que acabei de chegar a casa agora!!!!!
O Sven (mais um amiguinho do dinamarquês) fazia anos e então lá fomos todos tomar um copo ao Frisør, até aqui tudo bem. A noite foi agradável e as bebidas oferecidas, parecia que estava tudo a correr pelo melhor. Até que perto das 24.00 decidimos mudar de bar, lá fomos nós, para um sítio muito fixe com sofás muito confortáveis, tanto que fomos ficando e ficando até que já nao havia comboios pa casa. Tudo bem, temos os night buses, lá fui eu para a paragem (que era só do outro lado da cidade...). Chego lá e fico toda contente quando vejo que há um autocarro às 2.41. Lá fiquei na conversa com o Sooraj (o marajá do rajstan), que foi super simpático e me acompanhou até à paragem, eram 2.40 quando percebemos que afinal aquele autocarro só existe às sextas e aos sábados. Passei-me, como é que vou para casa agora? Já tava farta de esperar, mas mesmo assim lá tentei outro autocarro, só passava passado 40min... Foi então que vislumbrei um mercedes prateado a vir na minha direcção, foi a minha salvação. O senhor turco, que até falava inglês (coisa rara para taxista "dinamarquês" ), lá me trouxe de volta ao sossego do lar. Foi um alívio.

Moral da história: se saires até tarde leva a bicla!!!!!!!

terça-feira, 19 de setembro de 2006

A casa da Paula depois do tratamento de choque
















Não percam os próximos capítulos.

A casa da Paula com a icterícia

Mudança de visual!!!!!!


Com a proximidade da mudança de estação achei que estava na altura de mudar o look do nosso blog. Espero que aprovem (principalmente o Gonçalo...) ups

sábado, 15 de julho de 2006

À sétima é de vez (?)


Depois de muita procura, muitos mails mandados e poucas respostas. Depois de contratar uma imobiliária, e ver muitos estúdios com piores condições do que as que eu queria ou com um preço que eu não queria pagar. Depois de ser entrevistado por vizinhos-to-be e não ser escolhido (ou pelo menos não avisaram). Hoje a história é outra. Fui ver uma casa por indicação de uma amiga, que me agradou pela localização, pelo espaço e por não ter de partilhar os essenciais. A renda é cara para padrões portugueses, mas não é escandalosa. Assino contrato para a semana, mesmo a tempo de eu ir de férias descansado por saber que tenho casa para voltar.

terça-feira, 27 de junho de 2006

Ainda o futebol!

Continuam a passar por mim e a dar-me os parabéns pela vitória de Portugal no Mundial, mas sem esconderem que ficaram roidinhos pela derrota pouco desportiva e que o Figo não é benvindo nas terras baixa durante uns tempos!
Eu respondo obrigado, mas não fui eu que joguei. E que o Figo não deve vir para estas bandas agora porque está magoado no olho!
Agora dia 1 de Julho vai ser contra Inglaterra. Vamos a ver quem é que os laranjinhas vão apoiar!

quarta-feira, 21 de junho de 2006

House Hunters


No fim de Julho, volto a ficar desalojado. O meu 'anfitrião' actual volta de Erasmus em Itália.
Apesar dos esforços de tentar encontrar casa por mim próprio, não é fácil. São muitos cães para o mesmo osso. Por isso, decidi contratar uma mediadora. Hoje vi duas casas, 2 estúdios independentes, o que varia um bocado das casas de estudantes onde tenho vivido. A principal vantagem é não ter de partilhar casas de banho e cozinha. A desvantagem é que numa casa de estudantes, conheces os outros ocupantes, e acabas por ter uma vida 'social' fora do teu local de trabalho. Outra desvantagem é que já não vou ter esta vista:
Com mais visitas a casas marcadas para os próximos dias, certamente vou ver de tudo.

segunda-feira, 22 de maio de 2006

JEG!!!


Hej!! Godt at se dig!!
Hvor er det dårligt vejr,hva'?
Jeg hedder Paula og jeg kommer fra Portugal. Jeg kommer fra Santo Tirso en lille by i nord Portugal. Jeg kan selvfølig tale portuguisisk men jeg can også tale engelsk, spansk og lidt dansk, men jeg kan ikke tale finsk og jeg kan heller ikke tale arabisk. Her i Denmark jeg bor i Sydhavn og jeg arbejde på universitet.
Jeg kan godt køre bil men jeg kan ikke strikke. Jeg er en søster, hun hedder Patricia.
I morgen jeg skal til dansk 5.15kl, og efter timen jeg skal på værtshus med mig sidekammerater.
Jeg skal i Porto næste torsdag, så vi ses i Portugal.
Hav en god weekend.
Hej, Hej!!!

terça-feira, 16 de maio de 2006